domingo, 7 de novembro de 2010


A diretora Lisa Cholodenko tem uma experiência na TV, em algumas séries que eu adoro como "Six feet under", no cinema em filmes que nunca tiveram muita expressão como "Laurel Canyon", e faz agora seu primeiro trabalho com maior projeção, "The kids are all right" que ganhou no Brasil o título tosco de "Minhas mães e meu pai", para que o viés cômico chame a atenção dos pagantes na bilheteria. (Podre!)

Apesar do título, o filme é delicioso. É divertido, inteligente, os personagens são interessantes e contemporâneos. As piadas funcionam e as questões relevantes que devem ser discutidas são levadas a frente. Engana-se quem acha que trata-se de um filme tipicamente gay, focado na relação de duas lésbicas e nas situações que podem ser originadas em uma família assim pouco convencional. O foco aqui é a falta de clímax que invariavelmente aparece em uma relação de 20 anos entre dois seres humanos (sejam heteros, homo ou o que forem) e nos reflexos que isso pode trazer para uma família, sobretudo quando neste contexto um elemento novo aparece e traz "vida" para o amabiente, no caso, o pai-doador das crianças.

Ter Juliane Moore e Annete Benning no elenco, eleva o filme a uma potência maior, ainda mais quando Annete tem uma de suas melhores performances. Não é brincadeira, ela está maravilhosa. O papel é bem complexo e ela sabe fazê-lo sem ser caricata nem melodramática. A sequência do jantar na casa do pai-doador é seu "best moment" no filme e é a imagem que eu espero ver quando passar aquele trechinho das indicadas no próximo Oscar. Sim, eu estou contando com a justa premiação dela este ano.

Juliane Moore como sempre muito bem, Mark Rufallo também, como era de se esperar de ambos. Os garotos também não deixam por menos, Josh Hutcherson e Mia Wasikowska encantam a tela quando aparecem. Destaco a garota como uma das melhores novidades dos últimos anos. Ela fez muito sucesso na série "In treatment" e já tem no currículo um Tim Burton e um Gus Vun Sant, ou seja, não é uma qualquer.

Tem só um probleminha no roteiro do filme, ele parece meio acelerado, as situações parecem e se resolvem de repente, sem muito tempo para serem desenvolvidas, mas quero crer que isso acontece por conta da necessidade de se ter uma duração pequena da fita, no formato comédia romântica que é para o que ele foi feito. Nada que comprometa demais, apenas incomoda um pouco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário