sábado, 15 de janeiro de 2011


No último, concorrido e agitado Noitão do cinema Belas Artes, consegui assistir finalmente a "Pepi, Lucy, Bom y otras chicas del monton" de 1980, primeiro filme de Almodovar. Com isso, posso dizer que já vi quase roda a obra comercial dele, falta apenas "Que fiz para merecer isto?" de 1984.

Sou suspeito para falar de um filme do Almodovar porque acho squalquer coisa que ele faça sempre genial, ainda mais se tiver Carmem Maura no elenco. Em"Pepi, Lucy, bom...", temos o prazer de ver o trabalho de Almodovar em seus aspectos mais brutos, seja em texto, em direção, na interpretação over dos atores, na temática e no visual kistch. Deste filme até hoje ele passou por refinamento estético e de conteúdo, mas sem perder sua personalidade, sem tirar a capacidade de mexer com os sentidos que seu filme tem.

O filme é centrado nas três mulheres do título que vivem diversas situações na cena underground de Madri nos anos 80. Elas são interpretadas respectivamente por Carmem Maura, jovem e dramática como sempre (gente, ela é a alma complementar de Almodovar, tenham certeza), por Eva Silva, que conheço pouco mas dá um show como sadomasoquista e por Alaska que faz a líder de um grupo punk, personagem ,muito parecido com o que ela vivia realmente fora das telas.

Elas passam por momentos curiosos e divertidos como a perda de virgindade de Pepi para não ser presa por cultivar maconha (reproduzida abaixo) e o momento cômico-bizarro em que Bom urina sobre Lucy para lhe dar prazer (procurem essa no youtube que tem lá).

Apesar da precariedade da época, é um pequeno clássico cult e quem gosta de Almodovar não pode deixar de ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário